InícioMundoEgipto quer indemnização de mil milhões de dólares pelos estragos no Canal...

Egipto quer indemnização de mil milhões de dólares pelos estragos no Canal do Suez

O Egipto está a ponderar pedir uma indemnização de mil milhões de dólares pelos danos provocados no Canal do Suez pelo porta-contentores Ever Given que ficou preso na hidrovia durante a última semana, conta o jornal “El Economista” esta sexta-feira, 2 de abril.

O director executivo da Autoridade do Canal de Suez, Osama Rabie fala em perdas relacionadas com as taxas de trânsito e danos à hidrovia durante o processo de remoção do navio que incluiu as obras de dragagem e o custo do equipamento e trabalho.

Osama Rabie não especificou a quem iria pedir a indemnização, mas garantiu que “é um direito do país” depois do incidente também ter prejudicado a reputação do Egito.

O porta-contentores ‘Ever Given’ com 400 metros de comprimentos e 220 mil toneladas ficou preso numa das rotas navegáveis mais movimentadas do mundo, e fez com que mais de 300 navios ficassem presos nos dois lados do canal do Suez.

O navio propriedade do japonês Shoei Kisen Kaisha, encalhou no dia 23 de março na parte sul do canal e foi solto seis dias depois. A empresa japonesa vai discutir a indemnização com a Autoridade do Canal, de acordo com um porta-voz da empresa, que não forneceu mais detalhes.

De acordo com as autoridades, o Egipto estaria a perder entre 12 e 14 milhões de dólares por dia (aproximadamente entre 10 a 12 milhões de euros) com o fecho deste canal, por onde passam cerca de 10% do comércio marítimo internacional. No ano passado, foram quase 19 mil os navios que utilizaram o canal do Suez.

O Ever Given está atualmente a meio do canal, de acordo com a “Bloomberg”. Osama Rabie espera que a indemnização não termine em tribunal e que a situação seja resolvida por mútuo acordo. O diretor executivo da Autoridade do Canal de Suez estima que até sexta-feira à noite ou sábado os cerca de 250 barcos que estão bloqueados possam sair.

Mais recentes

Notícias Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

error: Conteúdo protegido !!