InícioMundoOMS admite existência de casos de Covid-19 antes de dezembro de 2019

OMS admite existência de casos de Covid-19 antes de dezembro de 2019

A Organização Mundial de Saúde (OMS) afirmou, esta terça-feira, que é possível que antes de dezembro de 2019 já existissem caso de Covid-19, segundo a “Reuters”.

É “perfeitamente possível” que casos de Covid-19 estivessem a circular, em novembro ou outubro de 2019 em Wuhan, China, explicou o líder de uma missão da OMS, Peter Ben Embarek, acrescentando que desde então a doença se tem disseminado. Segundo Peter Ben Embarek, os trabalhos para descobrir onde apareceu o vírus SARS-CoV-2 antes de Wuhan.

De igual forma, nesta terça-feira, o diretor geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, referiu os estudos em torno da origem da Covid-19 e revelou que alguns dados foram ocultados dos investigadores da organização que viajaram à China para pesquisar as origens da epidemia de coronavírus.

“Nas minhas reuniões com a equipa, os investigadores expressaram as dificuldades que encontraram para aceder aos dados brutos”, disse Tedros. “Espero que futuros estudos incluam uma partilha de dados mais oportuna e abrangente”, completou.

Apesar de a equipa da OMS ter concluído que a Covid-19 ter surgido num laboratório da área de Wuhan era a hipótese menos provável, Tedros garantiu que o assunto requer mais investigação, com missões adicionais de volta à China. “Não acredito que esta avaliação tenha sido extensa o suficiente”, frisou Tedros acrescentando que “mais dados e estudos serão necessários para chegar a conclusões mais robustas”.

Nesta matéria, Peter Ben Embarek referiu que a equipa sentiu pressão política, inclusive de fora da China, mas assegurou que nunca foi pressionado para remover nada do seu relatório final.

Mais recentes

Notícias Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

error: Conteúdo protegido !!