InícioPerfilJoana Tomás: Candidata ao cargo de Secretário-geral da OM

Joana Tomás: Candidata ao cargo de Secretário-geral da OM

Filha de Domingos Tomás e de Suzana dos Santos Tomás, nasceu, no município de Calandula, província de Malange.

Ingressou na OPA – Organização dos Pioneiros Agostinho Neto, actualmente Organização dos Pioneiros Angolanos, no início de 1980, na província do Uíge, no Comité do MPLA do Bairro Popular nº1.

Ao deslocar-se ao Brasil com os pais para dar continuidade aos seus estudos, filiou-se no núcleo da JMPLA e tornou-se membro da Associação António Agostinho Neto, no Estado de São Paulo.

Ao regressar para Angola em 1995, passa a fazer parte do núcleo da OMA na TPA – Televisão Pública de Angola, até ao período de transferência das organizações de base para os locais de residência.

Em 2005 é eleita membro do Comité Nacional da OMA, durante a realização do IV Congresso Ordinário e reeleita nos V e VI Congressos Ordinário respectivamente.

Foi Coordenadora Adjunta do Grupo de Acompanhamento do Comité Nacional da OMA às províncias de Benguela e Cunene no período de 2005 à 2014, respectivamente.

Participou no 1º Curso de Quadros Dirigentes do MPLA, realizado no Centro de Formação do Partido – CEFOP, no ano de 2014.

Enquanto estava em Comissão Serviço na província do Cuando Cubango no período de 2016 à 2018 participou em várias actividades do Comité Provincial da OMA, naquela circunscrição territorial.

Exerce o cargo de Secretária para Informação e Propaganda do Comité de Acção Nº 221, situado no Bairro Sapú II e III, Casas Azul – Sector 9 do Distrito Urbano Cidade Universitária.

Actualmente, é militante da OMA, da Secção 313, no Distrito Urbano Cidade Universitária.

É militante destacada da OMA, tendo cumprido diversas missões em nome do MPLA, no âmbito da Informação e Propaganda, com destaque em Congressos e Campanhas Eleitorais.

É Membro do Bureau Político do Comité Central do MPLA, eleita durante a realização do VII Congresso Extraordinário do MPLA, que teve lugar em Junho de 2019.

Iniciou os seus estudos primários na escola Nº 320, no Bairro Popular Nº 1, na cidade do Uíge, em 1975.

Frequentou o ensino preparatório na escola Preparatória do Uíge, no ano 1981, tendo mais tarde passado pelo Liceu em 1984, na mesma província.

No ano 1988, ingressou no ensino Médio, Colégio Manguns e Rudge Ramos em São Bernardo do Campo, no Estado de São Paulo – República Federativa do Brasil.

É licenciada em Comunicação Social pela Universidade Metodista, em São Bernardo do Campo, no Estado de São Paulo – República Federativa do Brasil, no ano 1993.

Frequentou com aproveitamento diversos cursos técnico-profissionais nas áreas de Liderança; Gestão e Administração; Finanças Públicas; Informática e Cobertura Eleitoral.

É jornalista da Televisão Pública de Angola – TPA desde 1995, tendo exercido as seguintes funções:

Editora de Sociedade e Cultura

Editora do Programa Grande Reportagem

Formadora do CEFOJOR

Coordenadora do Programa da TPA Repórter

Directora do Gabinete de Comunicação e Imprensa da Administração Municipal de Cacuaco de 2015 à  2016

Directora da TPA na província do Cuando-Cubango de 2016-2018

Directora do Canal Internacional da TPA-2018 à 2019

Assessora do Conselho de Administração da TPA desde 2020

PRÉMIOS

Prémio Maboque de Jornalismo – 2004

Prémio Nacional de Jornalismo – 2008

Prémio Maboque na Categoria Reportagem do Ano – 2011

Diploma de reconhecimento pelo Gabinete de Cidadania do MPLA-2011.

IDIOMAS

Português, fluentemente falado e escrito

Kimbundo, fluentemente falado e escrito

Kikongo, boa compreensão oral e escrita

Inglês, boa compreensão oral e escrita

OUTROS DADOS

É Membro da Igreja Metodista Unida em Angola.

Actualmente, exerce as funções de Presidente de Comunicação do Distrito Eclesiástico de Luanda da Igreja Metodista Unida em Angola.

É ainda palestrante e Formadora na área de Comunicação.

Mais recentes

Notícias Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

error: Conteúdo protegido !!