InícioBusiness IntelligenceEléctrica nigeriana quer entrar no mercado angolano

Eléctrica nigeriana quer entrar no mercado angolano

A eléctrica nigeriana AllBase Energy está a planear expandir o sistema de distribuição de energia solar para Angola no terceiro trimestre deste ano, disse o director-executivo da empresa, Kunle Odebunmi, citado pelo jornal Africa Report.

De acordo com este órgão de informação africano, a eléctrica nigeriana já tem pessoas em Angola a desenvolver a estratégia e está a planear uma ronda de financiamento no segundo trimestre no valor de “vários milhões de dólares”, que servirão para financiar a entrada em Angola e aumentar a quota de mercado na Nigéria.

No artigo, explica-se que o tamanho do mercado angolano é o principal argumento que coloca o país no topo da lista da expansão internacional e aponta-se que o rápido crescimento da procura foi outro dos fatores essenciais na escolha.

“O objectivo do país é ter uma taxa de electrificação de 60% em 2025, com as energias renováveis a representarem mais de 7,5% do total, mas mesmo que Angola consiga esse objectivo, 40% da população ainda vai precisar de acesso à eletricidade”, explicou o director da empresa nigeriana.

De acordo com a Associação Angolana da Indústria Solar, Angola está entre os países onde os promotores da energia social receberam contratos sem passarem por concursos públicos, o que “tem o benefício de aumentar a rapidez de implementação dos projectos, mas também envolve desafios significativos de desenvolvimento e financiamento dos projetos”.

A AllBase usa tecnologia com base na ‘internet das coisas’ para distribuir energia solar e baterias, num modelo em que o sistema pode ser usado por outras companhias energéticas.

Mais recentes

Notícias Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

error: Conteúdo protegido !!