InícioBusiness IntelligenceHSBC financia construção de estadas em Angola

HSBC financia construção de estadas em Angola

O banco britânico HSBC vai  financiar  o governo angolano no âmbito de um projecto de construção e reabilitação de novas estradas na  na província do Kwanza Sul, num total de 93,6 milhões de Euros.

De acordo com uma decreto presidencial publicado em Diário da República de 03 de setembro, o dinheiro vai cobrir 85% do contrato entre o governo e a construtora QG Konstruktion.

O HSBC  associou-se a outras instituições financeiras, incluindo o  Afreximbank, com sede no Cairo, para cobrir os 15% do montante.

Criada em junho de 2018, a QG Konstruktion é o braço angolano da QGMI, braço internacional da líder brasileira da construção Queiroz Galvão.

Mauricio Galvão, filho do fundador do grupo Antonio Queiroz Galvão, é vice-director da QGMI, ela própria com sede em Espanha. A estrutura actua na América Latina e África, principalmente em Angola, onde iniciou as suas actividades.

O HSBC já ajudou o governo angolano em vários projectos importantes no passado. Em outubro de 2018, o banco concedeu uma linha de crédito de 107 milhões de euros para o projecto de construção da barragem da Matala, no sul do país,  realizado pela empresa espanhola Elecnor.

A partir de 2013, ajudou o governo a financiar a compra de três Boeing 777, a prestação mais recente dos quais foi um empréstimo provisório de $ 192 milhões em março de 2016.

No final de 2013, o HSBC também integrou um sindicato de bancos que concedeu  um empréstimo ao empresário Haim Taib. Além do banco britânico, outra instituição que integrou o consórcio foi o banco corporativo Luminar Finance, com sede nas Ilhas Virgens Britânicas. O empréstimo financiou a construção de moradias construídas pela Kora Angola, subsidiária da Mitrelli, também pertença de Taib.

Foi também o HSBC que liderou o financiamento de um grande contrato com outra grande construtora brasileira, a Odebrecht, no processo de reabilitação da barragem de Cambambe, em novembro de 2012.

Mais recentes

Notícias Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

error: Conteúdo protegido !!