InícioOutros DestaquesBruno Fernando: O primeiro angolano a ingressar na National Basketball Association

Bruno Fernando: O primeiro angolano a ingressar na National Basketball Association

Bruno Fernando que iniciou a carreira no clube desportivo 1º de Agosto, teve a sua participação no campeonato do mundo de basquetebol em sub-17, organizado pelos Emirados Árabes Unidos de 8 a 16 de Agosto de 2014, o trampolim para atingir novos horizontes.

A sua prestação contra a selecção norte-americana despertou a atenção de um olheiro presente, por meio do qual Bruno chegou às “terras do Tio Sam”, no início de 2015, onde ingressou na Academia Montverde, em Montverde (Flórida).

Em outubro de 2016, o atleta rumou para a universidade de Maryland, onde se estreou a 10 de Novembro de 2017, contra os Stony Brook. Saltou do banco e marcou dez pontos, além de ter conseguido dois ressaltos, uma assistência, um bloqueio e um roubo em 13 minutos de jogo.

Foi distinguido entre dez, como o melhor caloiro da semana – Big Ten Freshman –, em 8 de Janeiro de 2018, depois de marcar 17 pontos e ganhar 11 ressaltos, contra a Penn State, e 21 pontos numa outra partida em que a sua equipa venceu por 91 a 73 os Iowa . A média de 10,3 pontos, 6,5 ressaltos e 1,2 bloqueios por jogo levaram-lhe a conquistar o prêmio All-Big Ten Freshman.

Em 2019, Bruno foi selecionado como o 34º escolhido do draft da NBA pelo Philadelphia, vindo a tornar-se no primeiro jogador angolano a ser escolhido, vindo a sua contratação a ser anunciada pelos Atlanta Hawks em Junho do mesmo ano.

A estreia do jovem angolano na NBA aconteceu no dia 24 de Outubro de 2019, quando saiu do banco e ajudou a sua equipa a vencer o Detroit Pistons por 117 a 100. Nesta partida de baptismo na maior liga mundial de basquetebol, Bruno converteu sete pontos, ganhou três ressaltos e fez duas assistências.

Por Angola participou no campeonato mundial da FIBA ​​de sub-17 de 2014, no Dubai, e estreou-se pela selecção sénior masculina em 2016, no torneio olímpico de qualificação em Belgrado (República da Sérvia).

Com uma média de 18,3 pontos, ajudou Angola a conquistar o ouro no campeonato da África em sub-18 de 2016, tendo sido considerado o jogador mais valioso (MVP) da competição.

Forbes Angola

Mais recentes

Notícias Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

error: Conteúdo protegido !!