InícioMundoRCA: ONU garante que eleições poderão ocorrer no domingo

RCA: ONU garante que eleições poderão ocorrer no domingo

A República centro-africana vai a votos no domingo para eleições presidenciais e legislativas com registo de movimentações de grupos armados, três dentre eles acabaram por fundir-se levando, mesmo, a que o governo acusasse o antigo presidente Jean-François Bozizé de tentativa de golpe de Estado.

De acordo com a RFI, o presidente cessante, Faustin Archange Touadéra, é dado como favorito do escrutínio presidencial.

Perante a iminência do pleito, contemplando também eleições legislativas, as movimentações têm estado a acelerar.

O G5, grupo de principais parceiros do país, apela a que os rebeldes deponham imediatamente as armas e se abstenham de qualquer desestabilização.

A coligação da oposição democrática, incluindo o antigo presidente François Bozizé, exige, por seu lado, o adiamento das eleições até que sejam restabelecidas a paz e a segurança.

A ONU garante, pois, que a situação está sob controlo e que se conseguiu travar o avanço de grupos armados rumo à capital. O governo de Bangui que admitiu o envio de cententas de homens provenientes do Ruanda e da Rússia, no âmbito dos acordos de cooperação existentes.

Vladimir Monteiro, porta-voz da missão da ONU na RCA, alega, porém, que as eleições deveriam, mesmo, ir para a frente, no próximo domingo.

 

 

Mais recentes

Notícias Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

error: Conteúdo protegido !!