Business IntelligenceEm Destaque

Estado passa 15 por cento da participação no Standard Bank para fundo soberano

O Estado transferiu para o Fundo Soberano de Angola (Fsdea) 15 por cento da sua participação no Standard Bank Angola, para optimizar a gestão da sua carteira, divulgou esta Sexta-feira a entidade gestora de activos e participações estatais.

De acordo com um comunicado do Instituto de Gestão de Activos e Participações do Estado (IGAPE), a autorização com base no despacho presidencial datado de Quinta-feira aloca uma parcela da participação a uma entidade especializada na gestão estratégica de investimentos de longo prazo, missão central do Fsdea.

Com uma participação total de 49 por cento, resta ao Estado 34 por cento do capital social do Standard Bank Angola, que se mantém “integralmente incluída no âmbito do Propriv [Programa de Privatizações] e continua destinada a ser privatizada”.

“Esta decisão reforça a estratégia do Executivo de valorizar os activos nacionais, confiando participações de natureza estratégica ao Fsdea, sem abdicar da agenda de desinvestimento em sectores onde o Estado não necessita de manter uma posição majoritária”, refere-se no comunicado.

Deixe Uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos Relacionados