InícioBusiness IntelligenceBanco Kwanza será dissolvido

Banco Kwanza será dissolvido

O Banco Kwanza Investimento, que tem como principal acionista o empresário suíço-angolano Jean-Claude Bastos de Morais, voltou a convocar uma assembleia-geral extraordinária para dissolver a sociedade, segundo um anúncio publicado no Jornal de Angola.

Segundo à Lusa, o banco já tinha publicado convocatórias semelhantes para concretizar a dissolução da sociedade e nomear uma comissão liquidatária, sem conseguir os objectivos por falta de quórum.

De acordo com a fonte, o anúncio hoje publicado convoca os acionista para se reunirem no dia 04 de janeiro e, caso não esteja representado mais de 50% do capital social com direito a voto, admite uma segunda convocação para dia 20, mas desta vez as decisões poderão ser deliberadas “seja qual for o número de acionistas presentes ou representados e o capital por eles representado”.

Anteriormente, esteve prevista para 31 de agosto uma assembleia-geral extraordinária, que exigia a presença mínima de mais de 50 por cento do capital acionista representado. A Mesa da Assembleia-Geral avançava, entretanto, a data de 17 de setembro para uma segunda convocatória, em caso de falta de quórum.

Logo depois de ser conhecido este anúncio, o Banco Nacional de Angola (BNA) impôs medidas ao Banco Kwanza, nomeadamente executar transferências dos clientes e manter o limite de fundos próprios.

Até à sua dissolução, caso seja essa a deliberação dos accionistas, o Banco Kwanza terá de adoptar algumas medidas, entre as quais abster-se de receber novos depósitos, salvo os que digam respeito ao reembolso de créditos ou dívidas de terceiros para com o banco.

O Banco Kwanza Investimento, ligado a Jean Claude Bastos de Morais e ao ex-presidente do Fundo Soberano de Angola, José Filomeno “Zenu” dos Santos, registou perdas líquidas na ordem de 515 milhões de kwanzas, no exercício económico de 2019.

Mais recentes

Notícias Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

error: Conteúdo protegido !!