InícioMundoEuropa prepara-se para um Natal sem beijos ou abraços

Europa prepara-se para um Natal sem beijos ou abraços

O Centro Europeu de Prevenção e Controlo de Doenças bem avisou: levantar medidas para permitir as reuniões familiares no Natal abrirá caminho para sobrecarregar os hospitais em janeiro.

Os diferentes países parecem estar de acordo e mostram-se cautelosos. O Reino Unido prepara-se para aliviar as restrições, mas na generalidade dos casos estas são para manter ou mesmo reforçar.

Os números da pandemia não permitem, na generalidade dos casos, o alívio das restrições, e o Centro Europeu de Prevenção e Controlo de Doenças (ECDC) já avisou: levantar medidas para permitir as reuniões familiares no Natal é o caminho para sobrecarregar os hospitais em janeiro. Assim, aos poucos, os governos vão baixando as expetativas de quem ainda acreditou ser possível uma consoada ao estilo tradicional.

Reuniões familiares e sociais limitadas a seis pessoas e um confinamento noturno alargado ao período entre a 1h00 e as 6h00 da manhã nas vésperas de Natal e de Ano Novo, propõe o governo espanhol num documento dado a conhecer esta terça-feira e que vai ser apresentado no Conselho Interterritorial do Sistema Nacional de Saúde (SNS).

As ‘Propostas de medidas de saúde pública para enfrentar a Covid-19 para a celebração das festas natalícias’ reúne as medidas pensadas para tornar mais seguras as festividades que se aproximam e a recomendação é mesmo para que os encontros familiares se limitem a coabitantes regulares. Caso o grupo se alargue, então a regra é a de que não se juntem mais de seis pessoas, garantindo cada uma delas as normas de proteção individual.

Quanto aos encontros fora do âmbito familiar, devem ser evitados ou, em alternativa, realizados preferencialmente ao ar livre, enquanto aos estudantes universitários é pedido que, antes do regresso a casa para gozo de férias, “limitem as interações sociais e reforcem as medidas preventivas”.

O Governo espanhol quer ainda que sejam evitadas todas as viagens não absolutamente necessárias. Deslocações entre comunidades serão permitidas, mas devem ser “a exceção” e realizadas com precaução máxima. No caso de deslocações internacionais, os cidadãos procedentes de um país ou zona de risco devem apresentar um teste negativo à covid-19, realizado nas 72 horas anteriores à chegada ao território espanhol. Caso contrário, terão de o efetuar à chegada.

Antes destas propostas nacionais, já o governo regional de Madrid tinha pedido ao executivo espanhol para autorizar testes de antigénio (os que permitem resultados rápidos) nas farmácias da região, para que toda a população da comunidade autónoma os possa realizar antes de fazer planos para o Natal.

A maior parte dos tradicionais desfiles dos Reis Magos, a 5 de janeiro, já foram cancelados no país.

Mais recentes

Notícias Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

error: Conteúdo protegido !!