InícioEm DestaqueGenerais Dino e Kopelipa estão proibidos de sair do país

Generais Dino e Kopelipa estão proibidos de sair do país

Suspeitos de corrupção, Hélder Viera Dias” Kopelipa” e Leopoldino Fragoso “ Dino” do Nascimento estão impedidos de saírem do país.

A Procuradoria geral da República ( PGR) aplicou medidas de coação aos generais e devem-se apresentar quinzenalmente as autoridades.

Em causa, o processo relacionado com contratos entre o Estado e a empresa China Internacional Fund.

Em Outubro, o generais” Kopelipa” e “Dino” foram ouvidos em audiência pela Direcção Nacional de Investigação e Acção Penal (DNIAP), órgão da Procuradoria Geral da República ( PGR), depois terem sido constituídos arguidos, em Setembro. A sessão que durou sete horas.

O processo,  disse a defesa, no mês passado, estava em segredo de justiça. E por isso, nem o general Hélder Viera Dias “ Kopelipa”, chefe da casa Militar da presidência da República, na era do anterior chefe de Estado, José Eduardo dos Santos e o general Leopoldino Dino Fragoso do Nascimento, chefe das comunicações no anterior regime,  e nem a defesa prestaram declarações à imprensa no final da sessão.

Entre outros crimes, os mais temidos generais da governação do ex-Presidente José Eduardo dos Santos, são acusados de peculato, branqueamento de capitais e burla, num processo relacionado com uma linha de crédito de 2,5 mil milhões de dólares concedida pelo Banco Industrial e Comercial da China a Angola.

Em outubro, o jornal português Expresso noticiou que Kopelipa e Dino terão escrito ao Presidente da República, João  Lourenço, mostrando-se disposto a entregar ao Estado activo no valor de mil milhões de dólares, embora fonte do escritório “Sérgio Raimundo” não tenha confirmado a informação.

Mais recentes

Notícias Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

error: Conteúdo protegido !!