InícioEm FocoAngolanos manifestam-se em Londres e Paris

Angolanos manifestam-se em Londres e Paris

Duas organizações de angolanos na Inglaterra e França, entre residentes e estudantes, convocam uma manifestação de protesto agendada para sábado, 12 de Dezembro próximo, enfrente das embaixadas de Angola nos respectivos países.

Segundo informou ao Luanda Post, Flávio Marques, um dos organizadores da manifestação em Londres, as mesmas irão decorrer em simultâneo pelas 11 horas e visa protestar sobretudo o direito ao voto na diáspora.

Disse também que a reacção das organizações da diáspora tende igual modo vir em solidariedade aos jovens que se manifestam em Angola, quanto aos últimos acontecimentos que se registaram nas manifestações de 24 de Outubro e 11 de Novembro em que resultaram em perda de vidas humanas.

“Queremos mostrar à comunidade internacional que Angola continua a ter um governo autoritário e a privar as liberdades dos cidadãos consagradas na Constituição”, disse Flávio Marques.

Realçar que, desde as eleições de 2008 que os angolanos a residir no estrangeiro têm reclamado o acesso ao registo eleitoral, como uma das condições para exercerem o seu direito de voto. Mas o impedimento está na Constituição, que não é muito clara em relação à participação no voto dos cidadãos radicados no exterior do país.

O texto abre excepção apenas para funcionários em missão no estrangeiro, doentes com atestado médico e estudantes bolseiros, desde que tenham o cartão de eleitor actualizado.

Mais recentes

Notícias Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

error: Conteúdo protegido !!