InícioBusiness IntelligenceArmando Manuel assume cargo directivo no Banco Mundial

Armando Manuel assume cargo directivo no Banco Mundial

O antigo ministro angolano das Finanças, Armando Manuel, assumiu no passado dia 1 de Novembro a função de Director Executivo do Grupo Banco Mundial para Angola, Nigéria e África do Sul, apurou o Luanda Post.

Segundo uma nota publicada no site do Banco Mundial, o economista angolano actuou como Diretor Executivo Suplente de 01 de novembro de 2018 a 31 de outubro de 2020.

Antes de fazer parte do quadro desta instituição de “Bretton Woods”, Armando  Manuel exerceu entre outras funções, a de Ministro das Finanças de Angola de 2013 a 2016. Também ocupou vários cargos de relevância no aparelho de estado angolano,  incluindo a de Assessor de Política Económica do Presidente da República e Presidente do Fundo Soberano de Angola.

No Ministério das Finanças desde 1993, liderou as Operações do Departamento do Tesouro em 2003 e, posteriormente, em 2006, tornou-se Director Nacional do Tesouro.

É formado em Economia  pela Universidade Agostinho Neto e ainda  possui um Mestrado  em Economia pela London Guildhall University em Londres em 2001, Reino Unido.

Em 2014,  foi premiado como Ministro das Finanças do Ano pela Organização de Banqueiros Africanos.

O Escritório do Director Executivo, conhecida como Constituência do Grupo 3 de África, representa Angola, Nigéria e África do Sul. O Director Executivo é um dos 25 Directores do Grupo Banco Mundial (WBG).

A direcção   tem a responsabilidade fiduciária e agir no melhor interesse da organização, e  representar os interesses e preocupações dos países membros da Constituência nos conselhos do Grupo Banco Mundial,  bem como auxiliar nos esforços para reduzir a pobreza e promover a prosperidade.

A direcção foi estabelecida como parte da primeira fase das reformas do Banco Mundial, a Assembléia de Governadores do Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (BIRD)que   aprovou uma resolução que aumenta o número de Directores Executivos e Presidentes eleitos de 20 para 25, com o objectivo de permitir que os países membros da África Subsaariana sejam representados por três Directores Executivos eleitos.

Assim, a terceira cadeira para a África Subsaariana, no Conselho de Administração do Banco Mundial, passou a vigorar durante o segundo trimestre do exercício financeiro do Grupo Banco Mundial, a 01 de novembro de 2010, com três países, Angola, Nigéria e Sul África, como membros pioneiros.

Os funcionários do Escritório do Director Executivo para Angola, Nigéria e África do Sul estão empenhados em trabalhar com os 189 países membros do Banco Mundial para apresentar um consenso sobre questões de desenvolvimento.

Antes de Armando Manuel, o cargo já foi exercido num passado recente, pela antiga Ministra do Planeamento e actual 1ª Dama de Angola, Ana Dias Lourenço.

Mais recentes

Notícias Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

error: Conteúdo protegido !!