InícioEm FocoDia dos Finados: Dezenas de cidadãos desobedecem ordem do governo

Dia dos Finados: Dezenas de cidadãos desobedecem ordem do governo

Apesar da proibição feita pelo Governo da Província de Luanda, em comunicado  de imprensa na passada sexta-feira,  dando lugar a suspensão de todas as actividades em volta desta efeméride, tais como homenagens e rumarias aos comentários, mais de uma dezena de pessoas se fizeram presentes no Cemitério da Camama nas primeiras horas desta segunda-feira, afim de renderem homenagens aos seus antes queridos.

Em entrevista  a Luansda Post, o responsável do Cemitério da Camama, Gerônimo Chimunda, diz não entender a presença de várias pessoas no portão do cemitério  ,  frisando s que o governo provincial de Luanda, já havia comunicado a não   realização de quaisquer actividades em volta deste efeméride.

” Nenhuma pessoa vai poder entrar, porque o governo anunciou que não haveria realização de homenagens nem rumarias antes de chegar a data, apenas estamos autorizar a realização  de funerais para o dia de hoje”, lembrou.

Gerônimo Chimunda, aconselhou  aos cidadãos a não realizarem homenagens nem rumarias  apenas no de 2 de Novembro.

“Para mim, não precisamos apenas visitar os nossos antes queridos no dia 2 de Novembro. Não vejo a necessidade de esperar apenas o dia dos  finados. Podem visitar num dia da semana que não seja o dia 2 de Novembro,  os portões do Cemitério  estarão  sempre abertas, e dessa forma podemos evitar a propagação do Coronavirus”, disse.

O pastor Mbozo Wafilua Alexandre, da igreja Assembleia de Deus Pentecostal,  considera esse dia 02 de Novembro, como um dogma e não como doutrina e diz que a Bíblia reprova tais actos.

” Para mim, esse dia  é um dogma  porque  tem origem a uma determinada igreja. A Bliblia proibe,  e ela não nos permite fazer esses rituais ou homenagens, um verdadeiro cristão sabe que não  é bom como as pessoas celebram esse dia, poderão dessa forma convocar espíritos da morte nas suas vidas”, lamentou.

O Dia dos Fiéis Defuntos, Dia dos Finados, uma efeméride com origens religiosas, mais especificamente à cristã católica, comemorada em diferentes partes do planeta.

 Em Angola, o dia 02 de Novembro é feriado nacional e tornou-se tradição as famílias homenagearem os seus entes falecidos, com rezas, limpezas e deposição de flores sobre campas.

Para cumprir com o ritual, muitas famílias afluem aos cemitérios, onde são celebradas missas em memória aos defuntos.

 A data é celebrada com outras actividades em homenagem aos mortos. “Os vivos rezam pelos cristãos que estão no purgatório, estado no pós-vida, onde as almas são purificadas antes de irem ao céu”, assim postula a religião.

 Segundo fontes religiosas, o acto de rezar pelos mortos é praticado desde o século I, porém, foi apenas no século XI que os papas João XVIII, Silvestre II e Leão IX instruíram os fiéis a dedicar ao menos um dia anualmente para lembrar e rezar pelas almas daqueles que já partiram.

Mais recentes

Notícias Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

error: Conteúdo protegido !!