InícioBusiness IntelligenceLindsay Northover é a nova directora da mineradora autraliana Pensana Rare Earths...

Lindsay Northover é a nova directora da mineradora autraliana Pensana Rare Earths Plc

A Pensana Rare Earths Plc anunciou a nomeação da baronesa britânica Lindsay Northover como directora não-executiva da mineradora  australiana que está a desenvolver um projecto de pesquisa de metais preciosos em Angola.

Segundo à Lusa, a diplomata “esteve no centro do recente desenvolvimento bem-sucedido da relação bilateral Reino Unido-Angola”.

Em 2018, Lindsay Northover e o então ministro das Finanças angolano, Archer Mangueira, assinaram um acordo de financiamento com um banco inglês para a construção da primeira fase do Hospital Geral de Cabinda, do Instituto Hematológico Pediátrico de Luanda e da primeira fase do Hospital Geral de Pediatria da capital angolana.

O envolvimento de Lindsay Northover “na transformação económica e política de Angola nos últimos quatro anos será uma enorme mais-valia para a empresa”, considerou Paul Atherly, presidente da Pensana.

O responsável relacionou a nomeação da baronesa britânica com os planos da Pensana para estabelecer no Reino Unido “a primeira cadeia sustentável de produção de metais magnéticos no mundo”, para sustentar o fabrico de veículos elétricos e turbinas eólicas.

O posicionamento “ambientalmente sustentável” da Pensana “é especialmente valioso para Angola à medida que procura diversificar” a economia para além da exploração petrolífera, afirmou Lindsay Northover.

Em setembro, a Pensana anunciou que o Fundo Soberano de Angola vai investir mais 8,6 milhões de dólares, no projecto de pesquisa de metais preciosos em Longonjo, na província do Huambo.

Em abril do ano passado, foi noticiado que a prospeção de minerais em Longonjo, que durou cerca de dois anos, permitiu identificar 23.000 milhões de toneladas de metais valiosos, conhecido por Terras Raras.

Entre as características de maior destaque deste tipo de metal estão a condução de calor e eletricidade, além de se tratar de estruturas que são altamente magnetizáveis.

As suas propriedades químicas e físicas são utilizadas numa grande variedade de aplicações tecnológicas e estão incorporadas em supercondutores, magnetos, catalisadores, entre outros.

São minérios que garantem características únicas a diversos tipos de ligas metálicas, como os telemóveis iPhone, carros híbridos, lasers, entre outros.

O consumo desses minerais, em todo o mundo, chega a 150 mil toneladas/ano.

Os tipos de metais conhecidos por Terras Raras chegam a 17. Porém, seis tipos são mais conhecidos: neodímio, lantânio, praseodímio, gadolínio, samário e cério.

A China é o principal produtor e mercado do minério.

Mais recentes

Notícias Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

error: Conteúdo protegido !!