O Presidente João Lourenço autorizou, via ajuste directo, uma despesa de três mil milhões de kwanzas (cerca de 3,2 milhões de dólares norte-americanos) para a reabilitação do histórico Cine Tropical, em Luanda.
No despacho que aprova a referida despesa, o chefe do executivo destaca que “o Cine Tropical é património do Estado, dotado de importância histórico-cultural assinalável e que se encontra em estado avançado de degradação”.
Construído na segunda metade do século XX, o Cine Tropical é um dos últimos edifícios erguidos para a cultura e o lazer no tempo colonial em Luanda.Nos últimos anos, a sua utilização esteve circunscrita a eventos especiais, como as galas de entrega de prémios, ou, muito esporadicamente, a espectáculos musicais ou comemorações específicas.
Para aprovação das peças do referido procedimento, bem como para a verificação da validade e legalidade de todos os actos praticados no âmbito do mesmo, incluindo a celebração e a assinatura dos respectivos contratos, o Presidente da República delegou competências ao ministro da Cultura, Filipe Zau.