Ministro da Coordenação Económica analisa andamento do PIIM com governadores provinciais


O Ministro de Estado da Coordenação Económica, Manuel Nunes Júnior, dirigiu nesta Quarta-feira, 13 de Maio de 2020, nas instalações do Ministério do Interior, em Luanda, uma Reunião de avaliação do Plano Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM), por  vídeo-conferência, com os 18 Governadores Provinciais.


Segundo uma nota publicada no site oficial do Ministério da Administração do Território, na reunião, a que também fizeram parte titulares de vários Departamentos Ministeriais, foram analisados diversos documentos, com destaque para o Relatório de Progresso de Execução do PIIM, os Termos de Referência para a Contratação de Serviços de Consultoria para os Projectos PIIM e as Medidas Excepcionais para a Execução dos Contratos Públicos no âmbito do PIIM.


Vale lembrar que O PIIM inicial previa 236 acções nos sectores da saúde, educação, construção e obras públicas, infra-estruturas administrativas, estradas energia e águas, segurança e ordem pública, urbanismo, e saneamento básico, nos 164 municípios do país.

O valor total do é de dois mil milhões de dólares, provenientes do Fundo Soberano. Este plano congrega necessidades e iniciativas dos municípios ajustadas às prioridades locais e aos anseios da população.

Pretende-se, igualmente, que os órgãos da administração local respondam por 68 por cento da programação, enquanto os outros 32 % serão da responsabilidade central.

A meta é disponibilizar quatro mil salas de aulas, por todo o país, assim como construir, reabilitar e apetrechar mais unidades sanitárias. Em simultâneo, prevê-se a construção de oito edifícios para o funcionamento das autarquias locais, 500 escolas primárias e 36 complexos administrativos.