Mazembe e Vita Club representam RDC nas eliminatórias de acesso à liga dos campeões


A decisão saiu de um encontro do Comité Executivo da Associação de Futebol da RDC (AFRDC), realizado na passada quarta-feira, em Kinshasa, com o intuito de encerrar as competições devido à luta contra à propagação da pandemia da Covid-19.

Segundo o Jornal de Angola, a deliberação da AFRDC determinou o TP Mazembe como campeão da Liga da RDC, com 53 pontos. A Águia do Congo, designação oficial do TP Mazembe, disputou 20 jogos, somou 17 vitórias, dois empates e uma derrota. Marcou 40 golos e sofreu 9. O AS Vita Club ocupou a segunda posição do campeonato, com 48 pontos, resultantes de 23 desafios. Deste número, venceu 13 partidas, empatou nove e perdeu uma.

Assim, TP Mazembe e As Vita Club vão discutir o passe de acesso à Liga dos Clubes Campeões Africanos.

Já o Maniema Union, terceiro classificado, com 46 pontos, e DC Motema Pembe, quarto, com 42, representam os congoleses democratas nas preliminares de apuramento para a Taça Nelson Mandela.

O Campeonato da RDC, cuja designação oficial é Linafoot, foi cancelado a 15 de Março, após o jogo entre Renassance e AS Vita Club, por 0-2, no Estádio dos Mártires.

Para a próxima época na RDC, o Comité Executivo da AFRDC decidiu promover as equipas do JSK de Kinshasa e Etoile Jaune de Katanga à Linafoot. Enquanto OC Bukavu Dawa de Bukavu e AS Nyuki de Butembo baixaram de divisão.