Empresa associada a Marcelino Tyipinge vai explorar granito no Cunene


O Ministério dos Recursos Minerais e Petróleos, aprovou recentemente, a concessão de Direitos Mineiros a favor da Empresa Tcostone, Limitada, para a prospecção de Granito na concessão situada na Localidade de Otchinjau, Município da Cahama, Província do Cunene.

Segundo fontes deste portal, a referida empresa que tem como sede o município da Chibia, província da Huila, é associada aos interesses do Deputado João Marcelino Tyipinge, que entre 2012 à 2018, exerceu as funções de Governador da Província da Huíla.

O ex-governante que actualmente faz parte da 4ª Comissão, encarregue pelos assuntos da Administração do Estado e Poder Local, é representado na sociedade por Janeth Bento Mendes e tem como sócios cidadãos espanhóis e russos.

Em 2017, o Ministério dos Recursos Minerais e Petróleos aprovou a concessão de direitos mineiros a três empresas, segundo despachos da entidade governamental, publicados do Diário da República da nº202, I Série, de 13 de Dezembro. Entre as três, figurava a Tcostone, Lda, que encarregou-se em explorar granito cinza, na concessão situada na localidade de Palolela, município do Virei, província do Namibe, com uma superfície de 50 hectares.