Covid-19: Angola sem registo de casos positivos há cinco dias


Angola continua sem registo de casos positivos da Covid-19, pelo quinto dia consecutivo. De acordo com o secretário de Estado para a Saúde Pública, o país mantém os 19 casos positivos, com quatro recuperados e dois mortos.

Franco Mufinda, que falava na habitual conferência de imprensa de actualização dos dados, informou que continuam em seguimento os 13 casos positivos. "O número mantém-se inalterado: quatro recuperados, dois óbitos e os 13 internados nas unidades sanitárias", disse o secretário de Estado para a Saúde Pública durante a habitual actualização de dados da pandemia. 

Em relação ao Laboratório do Instituto Nacional de Investigação em Saúde, frisou Franco Mufinda, até hoje processou 1.182 amostras. Acrescentou que mil pessoas estão em quarenta institucional e domiciliar. A publicação dos resultados das amostras, frisou, tem a validação da Organização Mundial da Saúde (OMS) e do Laboratório CDC Atlanta dos Estados Unidos.

De acordo com o secretário de Estado para a Saúde Pública, Luanda continua a ser a única localidade do país com casos confirmados pela Covid-19. Informou que o Centro Integrado de Segurança Pública (CISP) não registou chamadas por violações de quarentena domiciliar. Angola observa, desde às zero horas de sábado, um novo período de Estado de Emergência, que deve vigorar até às 23h59 do dia 25 de Abril.

Trata-se da prorrogação dos primeiros 15 dias do regime excepcional, decretado pelo Presidente da República, a 27 de Março último, para conter a proliferação da Covid-19. A nova etapa do Estado de Emergência foi decretada quinta-feira, pelo Chefe de Estado, após o parecer favorável do plenário da Assembleia Nacional. Na base dessa medida, conforme as autoridades nacionais, está o facto de ainda se manterem os mesmos riscos de propagação da pandemia no país.

JA / Angop