Corolina Cerqueira pode substituir Bornito de Sousa


O estado de emergência está impulsionar as carreiras de alguns membros do governo de João Lourenço, enquanto  pensa em substituir o vice-presidente Bornito de Sousa Baltazar Diogo antes das eleições de 2022.

Segundo o site Africa Intelligence, as medidas especiais tomadas para combater a pandemia de Covid-19 confirmaram a ascensão da Ministra de Estado ara os Assuntos Sociais, Carolina Cerqueira.

De acordo com a fonte, Cerqueira, que é igualmente membro do BP do MPLA,  desempenhou um papel fundamental na formação do governo que foi nomeado a 7 de abril. Foi ela que comunicou  pessoalmente ao ex-ministro das Relações Exteriores Manuel Domingos Augusto que seria dispensado.

A sua ascensão contrasta fortemente com o declínio da influência política do vice-presidente Bornito de Sousa Baltazar Diogo, que rumores no seio do MPLA, apontam de que não será reconduzido para as eleições presidenciais de 2022.

Além do ex-ministro da Cultura, Carolina Cerqueira, cuja carreira permitiria ao regime mudar a sua imagem militarizada, um dos possíveis candidatos ao cargo de vice-presidente nas próximas eleições presidenciais é Adão Francisco Correia de Almeida.

Nomeado chefe da Casa Civil em 7 de abril, serviu como Ministro da  Administração do Território durante três anos. O actual vice-presidente, Bornito de Sousa, ocupou o mesmo cargo por sete anos no governo do presidente dos Santos.