Arbitros angolanos fora do CHAN


A Confederação Africana de Futebol (CAF) publicou domingo a lista de árbitros selecionados para a 6ª edição do Campeonato Total das Nações Africanas de 2020, exclusivo para jogadores dos respectivos campeonatos nacionais, a ser disputado de 4 a 25 de Abril, nos Camarões.

Faltando dois meses para o início da competição, a CAF selecionou 22 árbitros e 20 assistentes, sem qualquer angolano, para um curso preparatório realizado  no Cairo, Egito, focado principalmente em árbitros assistentes por vídeo (VAR), que será aplicado na fase de quartos de final da competição.

 Será a primeira vez na história do torneio que o VAR será usado após testes de simulação bem-sucedidos durante a edição anterior em 2018 no Marrocos.

Sob a supervisão do diretor de arbitragem da CAF, Eddy Maillet e uma equipa de instrutores experientes, incluindo Jerome Damon (África do Sul), Doue Noumandiez Desire (Costa do Marfim), Lim Kee Chong (Maurícias), Essam Abdel Fattah (Egipto), Mademba Mbacke e Mohamed Houssein Ali (Djibuti), os participantes foram submetidos a exercícios simulados para ter uma noção prática do sistema que envolve o uso da tecnologia.

Também houve sessões teóricas centradas em áreas como preparação para jogos, leitura do jogo, entre outras críticas ao processo de tomada de decisão em um jogo.

Enquanto isso, o sorteio para o torneio final que não terá a participação dos Palancas Negras, nem de qualquer árbitro angolano, foi marcado para segunda-feira, 17 de Fevereiro de 2020, no Palais Polyvalent des Sports de Yaoundé, na capital camaronesa, Yaounde, às 19H00, horário local (18H00 GMT).