A Federação Angolana de Futebol (FAF) assegurou ontem, em comunicado, a continuidade de Pedro Gonçalves no comando técnico da Selecção Nacional de Honras, visando as empreitadas em que estão engajados os Palancas Negras.
A informação foi avançada pelo organismo reitor do desporto-rei, desmentindo assim a notícia amplamente partilhada nas redes sociais que dava conta da contratação do técnico Luís Aires para conduzir os destinos da “Selecção AA”.
Em comunicado, a FAF condena igualmente a veiculação da “fake news”, tendo alertado aos agentes desportivos a estarem vigilantes, face ao surgimento de conteúdos que visam causar instabilidade no seio da instituição.
Além da FAF, o antigo treinador do Interclube e Recreativo da Caála, Luís Aires, reagiu à notícia do “novo emprego”, e negou qualquer ligação com a Federação. Aires pediu mais respeito pelo técnico Pedro Gonçalves.
Os últimos resultados dos Palancas Negras na corrida ao CHAN e ao Mundial’2026 dividiram opiniões. Desde a eleição do actual elenco federativo, o combinado angolano soma uma vitória, duas derrotas e um empate.
O desaire diante de Cabo Verde fez soar os alarmes, colocando em risco a safra trazida na campanha de qualificação ao CAN, pois, de forma invicta, Angola liderou o Grupo F com 14 pontos, à frente do Sudão (oito), Níger (sete) e (três) do Ghana.
Embora tenha poucas hipóteses de assegurar a segunda presença no maior evento de futebol, a Selecção Nacional mantém-se focada no Africano das Nações, a ter lugar em Marrocos.