ÚLTIMA HORA

Em DestaqueMundo

No Uganda, Museveni é oficialmente candidato ao 7º mandato

No Uganda, o Movimento de Resistência Nacional endossou a sétima candidatura de Yoweri Museveni nas eleições presidenciais de 12 de janeiro do próximo ano. O octogenário poderia completar quatro décadas no poder.

Depois de mais de trinta e nove anos à frente do seu país, o autoproclamado “ssaabalwanyi” – guerreiro chefe – acaba de ser formalmente nomeado candidato para a eleição presidencial de 12 de janeiro.

O Movimento de Resistência Nacional está organizar a sua conferência nacional de delegados nos dias 27 e 28 de agosto e já escolheu, sem surpresa, o actual chefe de Estado. O partido no poder elogiou a estabilidade do país (para dizer o mínimo, do ponto de vista político), mas também a paz e um produto interno bruto que foi, segundo ele, multiplicado por 17 desde que o seu líder chegou ao poder em 26 de janeiro de 1986.

Segundo avança à Jeune Afrique, a próxima eleição presidencial deve, parecer com a anterior. Enquanto o actual presidente expressou as suas ambições, em junho, o secretário-geral da Plataforma de Unidade Nacional (NUP), o principal partido da oposição, delineou o seu elenco. Mais conhecido sob o pseudônimo de Bobi Wine, o artista Robert Kyagulanyi Ssentamau pretende concorrer novamente ao cargo supremo. Os documentos necessários para uma candidatura formal seriam examinados pelo partido.

Resta saber se o adversário da boina vermelha não será impedido, já que o filho de Museveni anunciou que quer fazer dele o seu próximo saco de pancadas. Como candidato, o cantor de quarenta anos ainda deve enfrentar supostas fraudes eleitorais que ele não parou de denunciar.

Deixe Uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos Relacionados