Blog

Multichoice afunda em prejuízo de US$ 72 milhões por culpa a desvalorização do Naira e a crise energética na África do Sul

O MultiChoice Group Ltd. divulgou recentemente o seu terceiro prejuízo semestral consecutivo, atribuindo os desafios às dificuldades cambiais na Nigéria e aos persistentes cortes de energia na África do Sul.

A maior empresa de televisão por assinatura de África registou um prejuízo líquido de 1,32 mil milhões de rands (72,4 milhões de dólares) nos últimos seis meses.

As dificuldades na Nigéria surgiram a partir da decisão de meados de Junho de permitir que o Naira fosse negociado mais livremente em relação ao dólar, resultando numa desvalorização de 40%.

Isto obrigou a MultiChoice a reavaliar os empréstimos intergrupos, resultando em perdas cambiais.

A empresa observou que depois de registar um crescimento robusto com a adição de 1,4 milhões de novos assinantes no ano fiscal de 2023, a expansão de assinantes no Resto de África foi mais moderada no primeiro semestre do ano fiscal de 2024.

Segundo avançou à Revista Business Insider África, além dos desafios monetários, a  África do Sul enfrentou cortes de energia intermitentes.

Este factor contribuinte impactou ainda mais o desempenho financeiro da MultiChoice durante o período especificado, resultando numa diminuição de 5% no número de dias activos por subscritor.

Recentemente, aumentou as suas taxas de subscrição na Nigéria, o segundo aumento de preço dos seus pacotes DStv e GOtv este ano, com um aumento de pelo menos 19%.

Artigos Relacionados