Num despacho exarado por Vera Daves de Sousa, publicado em Diário da República, com a data de 24 de Abril, é anunciado a exoneração de Maria Carlota de Jesus Van-Dúnem Sungo Amaral e Silva do cargo de Secretária-Geral do Ministério das Finanças, função que exercia desde Outubro de 2020.
Para substituir Maria Carlota Van-Dúnem Sungo no cargo de Secretária-Geral do Ministério da Finanças, o Luanda Post apurou que Vera Daves nomeou o economista Rafael Lopes Carqueijo, que até então era director Nacional do Investimento Público.
O novo Secretário-Geral do Ministério das Finanças, Rafael Lopes Carqueijo, foi antes chefe de Departamento de Acompanhamento de Projectos da Direcção Nacional do Investimento Público.
Já a afastada sem justificação Maria Carlota de Jesus Van-Dúnem Sungo Amaral e Silva foi, até 2019, integrantes do Conselho de Administração da ARSEG- Agência Angolana de Regulação e Supervisão de Seguros, na qualidade de administradora executiva. Em 2020 foi nomeada por Vera Daves para o cargo de coordenadora da Comissão Administrativa encarregue pela gestão do Fundo Permanente da Unidade Técnica de Acompanhamento de Projectos com Financiamento Externo (UTAP).
Outras mexidas
A ministra das Finanças, no dia 24 de Abril, promoveu Patrício do Rosário da Silva Neto à função de director do Gabinete de Estudos, Planeamento e Relações Internacionais do MINFIN, enquanto Adérito Arison Sariquembo Mazango foi nomeado para o cargo de director do Gabinete de Organização e Conformidade.