Diplomata e antiga ministra angolana, Maria de Fátima Jardim é a nova secretária-executiva da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).
O anúncio foi feito esta Sexta-feira após a Conferência de chefes de Estado e de Governo que decorreu em Bissaau.
A nova secretária-executiva é licenciada em biologia pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, que foi vice-presidente do Conselho da Organização das Nações Unidas para a Alimentação (FAO), em representação de África, cargo que assumiu em 2021.
A diplomata angolana foi directora do Instituto Nacional de Investigação Pesqueira e Marinha (INIPM) na cidade do Lobito, e depois assumiu as funções de Directora do Instituto Nacional de Investigação Pesqueira (INIP) em Luanda.
Além de ministra das Pescas entre 1992 e 1996, no Governo de Unidade e Reconciliação Nacional, foi ministra das Pescas e Ambiente de 1996 a 2002 e de 2008 a 2015, foi ministra do Ambiente.
Em 2015, foi enviada para a Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP 21), representando Angola e os Países Menos Desenvolvidos nas negociações que levaram ao Acordo de Paris.
Entre 2003 a 2008 Maria de Fátima Jardim foi deputada na Assembleia Nacional. Até Março deste ano era embaixadora de Angola em Itália.
Fátima Jardim sucede ao timorense Zacarias da Costa, que completou dois mandatos (desde 2021) no cargo.