Em DestaquePerfil

Luís Teles, o português que lidera o Standard Bank Angola desde 2018

Formado em Gestão pela Universidade Católica, com múltiplas formações em liderança, estratégia e inovação pelo MIT e pelo Insead, o atual CEO do Standard Bank Angola não construiu a sua carreira a navegar entre zonas de conforto.

Foi o pai quem o ‘empurrou’ para a carreira internacional, ao não permitir que desistisse de um estágio do Programa Contacto na Coreia do Sul, só porque Luís sonhava com os Estados Unidos. Foi, adaptou-se, treinou a resiliência e a resistência às contrariedades e tornou-se um gestor global, com vários países no currículo.

Admite que, em alguns países, “ser estrangeiro numa posição de topo é ser escrutinado ao mais ínfimo detalhe, mas há imensos que quando deixam a liderança deixam uma imensa saudade nas suas equipas”.

Luís Teles garante que um líder conquista o seu ‘lugar à mesa’ “no dia a dia, com consistência e entrega, com criação de relações de confiança e empatia. Não se conquista à pressa, nem com falsa autoridade”. E sublinha que “há uma insegurança muito grande quando nos sentamos na cadeira do líder”.

Enquanto profissionais, diz, “estamos habituados a questionar as decisões do CEO, mas quando estamos no seu lugar, ganhamos noção das nossas lacunas”. E admite sem preconceitos que, como em qualquer função, também há momentos de medo na liderança: “quando temos um problema pedimos ajuda a um colega. Mas se somos o CEO, ninguém vem resolver, essa é a nossa função. E isso assusta”.

Deixe Uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos Relacionados