Aconteceu na tarde desta quinta-feira, em Washington DC, o encontro entre os Presidentes Joe Biden e João Lourenço.
A mítica Sala Oval da Casa Branca acolheu os dois líderes para a histórica reunião.
O momento serviu para uma abordagem exaustiva e pragmática do futuro das relações entre os Estados Unidos da América e Angola que, na previsão e desejo dos dois Chefes de Estado, vão ser elevadas a um nível muito alto.
Visita a Angola
A reunião durou menos de uma hora. Depois disso, o Presidente João Lourenço disse à imprensa: “A reunião foi melhor do que eu esperava… A nossa relação é de alto nível. Há uma abertura total por parte do governo dos EUA e Angola vai ganhar com isso. Não só Angola, mas o continente” africano.
A última visita de um presidente americano na África remonta a 2015, quando Barack Obama esteve no Quênia e a Etiópia.
O Presidente americano não respondeu às perguntas sobre o ex-secretário de estado Henry Kissinger, falecido ontem aos 100 anos de idade. Respondeu a uma única pergunta sobre se tenciona visitar Angola: “Já lá estive, e voltarei.”
No encontro estiveram presentes para além dos dois presidentes Jake Sullivan, assistente do presidente para assuntos de segurança nacional, Samantha Power, Administradora da Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional, Victoria Nuland, Secretária de Estado Adjunta em exercício, Tulinabo Mushingi, Embaixador dos Estados Unidos na República de Angola, Amos Hochstein, Assistente Adjunto do Presidente e Conselheiro Sénior do Presidente para Energia e Investimento, Conselho de Segurança Nacional, Molly Phee, Secretária de Estado Adjunta para Assuntos Africanos, Judd Devermont, Assistente Especial do Presidente e Diretora Sénior para Assuntos Africanos, Conselho de Segurança Nacional e Jessie Evans, Diretora para Assuntos Africanos, Conselho de Segurança Nacional.
A delegação angolana que acompanhou o presidente era constituída por Téte António, Ministro das Relações Exteriores, Edeltrudes Costa, Chefe de Gabinete do Presidente da República, Victor Lima, Secretário de Cooperação Diplomática e Internacional do Presidente, Dr. Bertino Matondo, Diretor Geral dos Serviços de Inteligência Externa e Agostinho Van-Dunem, Embaixador da República de Angola nos Estados Unidos.