ES quis fazer reverter” a escolha de JLO como candidato presidencial do MPLA em 2017
José Eduardo dos Santos admitiu “fazer reverter” a escolha de João Lourenço como candidato presidencial do MPLA – uma intenção influenciada por súbitas desconfianças de que o mesmo não cuidaria de proteger os seus filhos depois de eleito.
Segundo o África Monitor, depois de formalmente indicado como candidato, a fonte indica que JLO passou a referir-se amiúde, nos seus pronunciamentos públicos, à corrupção e ao nepotismo como “prioridades” da sua futura acção como PR.
A insistência com que abordava o assunto e os termos que empregava para tal, avança o AM, constituı́ram o principal motivo das desconfianças de JES.
A escolha de JLO como candidato presidencial deveu-se em larga escala ao poder e influências de JES no aparelho partidário.
Pitra Neto, era o dirigente do partido em que recaı́ram as suas preferê ncias iniciais, mas ante a recusa do mesmo a candidatar-se, virou-se para João Lourenço.
A dinâmica própria já criada no regime e na sociedade em relaçã o à candidatura de JL foi o elemento que terá levado JES a “recuar” em relação à intenção e/ou vontade de anular a escolha.