MundoOutros Destaques

Inundações extremas no Dubai: em 24 horas, choveu o mesmo que choveria num ano inteiro

Chuvas muito intensas atingiram os Emirados Árabes Unidos, desencadeando inundações repentinas no Dubai na terça-feira.

A quantidade de precipitação foi tal que se aproximou da média anual, de cerca de 100 mm, e o Governo destacou que se trata da maior intensidade de chuvas dos últimos 75 anos, conta a “CNN”. No vídeo acima, pode ver as imagens que mostram o impacto das chuvas naquela região.

Um homem de 70 anos morreu, arrastado no seu carro em Ras Al-Khaimah, um dos sete emirados do país. As estradas ficaram completamente alagadas, e a água entrou pelas casas e pelos edifícios. Vários veículos foram abandonados nas estradas do Dubai, e as autoridades locais tiveram de enviar camiões-tanque para bombear a água nas ruas. No Aeroporto Internacional do Dubai, o segundo mais movimentado do mundo, os voos foram suspensos. Nas redes sociais, foi publicado um vídeo que mostra a pista do aeroporto submersa. As aeronaves que tentavam arrancar acabaram por assemelhar-se a barcos a tentarem movimentar-se na corrente.

Várias companhias aéreas, incluindo a transportadora Emirates, sofreram atrasos nos voos. A Flydubai cancelou todos os voos até as 10h desta quarta-feira.

A precipitação começou na noite de segunda-feira, e, 24 horas depois, mais de 142 mm alagaram a cidade deserta do Dubai, onde em média é preciso um ano e meio para perfazer aquela quantidade de chuva. Algumas zonas do interior dos Emirados Árabes Unidos registaram mais de 80 mm de chuva nas 24 horas até às 08:00 de terça-feira, aproximando-se da média anual de cerca de 100 mm.

A chuva é incomum nos Emirados Árabes Unidos, na árida Península Arábica, ocorrendo sobretudo sazonalmente, durante os meses mais frios do inverno. Quase 100 mm de chuva caíram em apenas 12 horas na terça-feira, de acordo com observações meteorológicas feitas no aeroporto.

A chuva que inundou o Dubai está associada a um sistema de tempestades mais abrangente, que atravessa a Península Arábica e o Golfo de Omã. O mesmo sistema tem provocado um clima excecionalmente húmido em Omã e no sudeste do Irão. Os especialistas em fenómenos climáticos acreditam que eventos destes tornar-se-ão mais frequentes devido às alterações climáticas. À medida que a atmosfera continua a aquecer, torna-se capaz de absorver mais humidade e depois expulsá-la na forma de precipitações mais extremas e chuvas torrenciais.

Artigos Relacionados