Após a decisão de expulsão do Valdir Conego aprovada com unanimidade dentro do Comité Centra do MPLA, Higino Carneiro procura recrutar jovens influentes, corajosos e disciplinados dentro do Comité Central do Partido dos Camaradas para continuar a sua longa marcha até ao Congresso de 2026.
Este portal apurou de fonte segura, que o pré-candidato ao cadeirão máximo do MPLa está a inspirar – se no que sucedeu em Moçambique aonde quem assegurou a vitória esmagadora de Daniel Chapo foram jovens “ turcos “ que corajosamente enfrentaram a decisão do partido Frelimo e vetaram o candidato que seria o sucessor escolhido por Filipe Nyusi que tinha a imagem e popularidade muito desgastada .
De acordo com fontes bem posicionadas , jovens com expressão dentro do partido não acataram as orientações e moveram – se todos numa visão diferente.
Higino Carneiro acérrimo conhecedor do funcionamento da máquina já está a movimentar dinheiro e a prometer cargos para esses jovens para na altura certa enfrentarem o poder estabelecido. A estratégia passa por negociar directamente ou através de interlocutores mandatados para o efeito .
Já se começou a negociar também com jornalistas e formadores de opinião bem conhecidos pela sociedade. Basta ver por exemplo exemplo o sentido de posicionamento de alguns membros do programa Conversas Essenciais da Rádio Essencial , órgão pertencente à José Filomeno dos Santos ( Zenú ) Jorge Gaudens Pontes Sebastião e agora também controlado editorialmente por Isabel dos Santos.








