Francisco Higino Carneiro nasceu a 8 de Julho de 1962, na região do Libolo (Cuanza Sul), e é descrito como “o senhor negociador da paz”, tendo ao longo do seu percurso integrado as delegações governamentais nas negociações com a UNITA em acordos como o de Alto Cauango (Moxico), em 1991, que deu origem a vários outros para o alcance da paz definitiva no país.
Apesar de ser um oficial general, que participou em quase todos os processos ou iniciativas para a paz em Angola, Higino Carneiro afirma estar profundamente marcado pelo estatuto de negociador no processo de 1992, por altura da implementação dos Acordos de Bicesse.
De igual modo, ressalta também as memórias sobre o Protocolo de Lusaka (Zâmbia), além de que foi igualmente peça fundamental no entendimento para o Acordo do Luena (Moxico), complementar ao primeiro.
Higino Carneiro, conhecido pelos angolanos pela alcunha de “4×4”, ocupou vários cargos no aparelho do Estado, com destaque para o de vice-presidente da Assembleia Nacional. Realce também para as funções de governador das províncias de Luanda, Cuando Cubango e Cuanza Sul, bem como de ministro das Obras Públicas.
“General enriqueceu com dinheiro público”
Segundo um artigo do portal Maka Angola, publicado no passado, o general “enriqueceu-se com dinheiro público”: No Cuando-Cubango, haveria fundos públicos destinados à construção de escolas, casas e de um hospital que estariam a ser desviados em parte para a “construção de um lodge (pousada) privado” do deputado.
Em fevereiro de 2019, Carneiro foi constituído arguido por má gestão enquanto governador da província de Luanda, entre 2016 e 2017. Além disso, a Inspeção Geral da Administração do Estado (IGAE) revelou que, em 2007, o Ministério das Obras Públicas, então liderado por Higino Carneiro, não justificou despesas de mais de 80 milhões de euros. Segundo a IGAE, entre os gastos por explicar estariam promoções de 14 funcionários que não reuniam requisitos legais para o efeito, bem como o pagamento de despesas de viaturas de pessoal estranho ao serviço.
Higino Carneiro tem investimentos no estrangeiro, incluindo em São Tomé e Príncipe, mas também em Angola. Segundo a imprensa, tem participações na cadeia Ritz, com mais de 10 unidades hoteleiras no país – a mais moderna, o hotel Victoria Garden, situado em Kilamba Kiaxi, nos arredores de Luanda. Do seu património constam ainda ações nos bancos Keve e Sol e uma companhia de aviação com 14 aeronaves.
Higino Carneiro é também um homem ligado ao desporto. O seu nome está associado ao Clube Recreativo do Libolo, que já conquistou quatro títulos no Girabola, o principal escalão do futebol nacional.