A 35.ª edição do Campeonato Africano das Nações (CAN) vai ser disputada na data programada pelo Comité Organizador Local e pela CAF, de 21 de Dezembro deste ano a 18 de Janeiro de 2026, e não numa outra, conforme informações avançadas nas redes sociais, cuja autoria é atribuída ao site Foot Africa. A garantia é da Federação Real Marroquina de Futebol (FRMF) que nega o adiamento da prova.
O organismo presidido por Fouzi Lekjaa, em comunicado divulgado no seu site oficial, considera “falsa” a informação e realça o facto de o corpo editorial do Foot Africa ter rejeitado a autoria da notícia.
“A competição (CAN 2025) acontecerá nas datas agendadas! Até 17 de Fevereiro, nenhum artigo sobre uma possível retirada do CAN 2025 a Marrocos foi publicado no nosso site. A Real Federação Marroquina de Futebol nega qualquer adiamento e confirma que o CAN 2025 será realizado de 21 de Dezembro de 2025 a 18 de Janeiro de 2026. Esta informação falsa, amplamente partilhada nas redes sociais, foi injustamente atribuída ao meio de comunicação Foot Africa, que nega”, destaca o site.
O comunicado da Federação destaca, igualmente, que “além disso, nenhuma informação foi partilhada na nossa página certificada do Facebook, que conta com cerca de 4 milhões de assinantes”, e se compromete a fornecer, diariamente, notícias do futebol africano e internacional.
A direcção da Foot Africa, em nota publicada na sua página oficial, rejeita a autoria do texto que considera “manipulação”, pois, em nenhum momento, o assunto foi tratado ao nível da equipa editorial do referido meio de comunicação.
“O artigo em questão nunca existiu. Este é uma manipulação óbvia. Este boato não tem base e nunca foi abordada pela CAF nem pela Foot Africa”, realça o sítio. O CAN 2025 vai ser disputado em nove estádios nas cidades de Rabat, Casablanca, Tânger, Marraquexe, Fes e Agadir.