Manuel Zau Polo, suposto empresário angolano residente no Dubai, Emirados Árabes Unidos, fez manchete recentemente na mídia cor de rosa, ao investir alegadamente em bens de luxo avaliados em milhões de dólares.
Segundo avançou a referida mídia, entre os seus novos presentes de Natal estão um exclusivo Mercedes Brabus, um dos apenas 25 exemplares disponíveis no mundo, e um Rolls-Royce, modelo reservado a poucos multimilionários no continente africano, como o famoso artista nigeriano Davido.
Juntas, avançara, as viaturas somam uma quantia impressionante de 4 milhões de dólares.
De acordo informações a que o AngoRussia teve acesso, Manuel Polo tinha uma micro empresa de vendas de viatura, e com o tempo chegou a conquistar a confiança de muita gente que acreditando no jovem, deram dinheiro para que o mesmo trouxesse automóveis para Angola, viaturas essas que nunca chegaram.
O que não se disse na altura, é que o suposto novo milionário angolano é um ex-estudante da universidade Jean Piaget, em Luanda, que em 2021 esteve implicado num crime de burla.
O jovem natural de Cabinda esteve detido na esquadra da madeira, localizada no Cassequel.
“O mesmo mostrava documentos do Dubai e dizia que as viaturas estavam a caminho, meses vêm e vão e as viaturas não chegam, recebeu quantias avultadas de dinheiro de diversas pessoas e nunca fez a entrega de nenhuma viatura, infelizmente até teve vítimas que eram seus familiares”, contou uma fonte próxima ao acusado.
O Jovem também é acusado de alugar na altura carros em empresas, e fazer hipoteca dos mesmos ou vender para receber dinheiro de alguma forma.
Manuel Polo foi ainda acusado de fazer publicidade de venda de um terreno, que não o pertence (terreno localizado no Benfica, na Via Expressa), “o mesmo estava a vender o terreno com os documentos de um terreno ao lado do mesmo, e ainda assim prometia fazer a entrega do direito de superfície após receber uma parcela dos pagamentos que solicitava”, disse a fonte.
De acordo com a referida fonte, Manuel Zau Polo tem grandes contactos de falsificação de documentos de carros, que falsificam até comprovantes bancários, e muito mais. As pessoas enganadas pedem justiça e reembolso de seus valores.