O site Africa Intelligence revela nesta quarta-feira, a existência de empresas secretamente estabelecidas nos Emirados Árabes Unidos em nome de Isabel Dos Santos, filha do ex-presidente José Eduardo dos Santos.
Segundo a publicação electrónica francesa, o grupo por trás destes activos, a empresa de gestão de fortuna Helin International, está sob investigação nos Estados Unidos, França, Suíça e Luxemburgo.
Além da antiga família presidencial angolana, a publicação avança que vários poderosos clientes africanos também usaram seus os serviços.
A Revista francesa L’Obs publicou em 2018 documentos do Helin Group, que mostram que foi usado por pelo menos 200 pessoas , incluindo oligarcas russos, aristocratas europeus, negociantes de arte italianos e empresários franceses.
O Helin Group não é encontrado online e opera como um grupo nebuloso de empresas e fundos”, que permite aos clientes fazer transações de forma sigilosa.
Os documentos confidenciais também descreviam a jogada de alguns indivíduos ricos que mantinham o anonimato na era da transparência fiscal generalizada.
A empresa também emitiu cartões pré-pagos sem o nome do titular, saques em dinheiro, empréstimos fictícios não reembolsáveis, além de usar pseudônimos para ocultar a identidade dos principais clientes.