O Governandor Provincial do Namibe, Archer Mangueira, acompanhado pelo Ministro da Agricultura e Florestas, António Francisco de Assís, e pela Ministra do Ambiente, Ana Paula de Carvalho, avaliaram quarta-feira os níveis actuais da desflorestação da serra da Leba.
Segundo apurou o Luanda Post, ja é notório a existência de ravinas, quer na serra da Leba e da Humbia, que resultam da desmatação nas montanhas provocadas pelos produtores de carvão, o que tem vindo a agravar-se e preocupado o Governo Provincial do Namibe, pois coloca-se em causa a circulação do trânsito naquelas zonas da EN 280 e 280-A.
O Governador Provincial do Namibe, Archer Mangueira, falando a imprensa, referiu tratar-se de um crime ambiental, e disse que tudo está a ser feito para que se encontre alternativa de subsistência para as famílias que vivem e dedicam-se ao fabrico de carvão nas encostas da serra da Leba e Humbia.
Archer Mangueira adiantou que a visita dos Ministros da Agricultura e Florestas, e do Ambiente, trouxe resultados alternativos que reforçam as acções já gizadas pelo Governo Provincial para a população abandonar o fabrico de caravão.
O plano de transferência das famílias que vivem nas encostas da serra vai passar também pela implementação do Projecto de Plantação de Café Robusta, que vai contar com o total apoio do Ministério da Agricultura e Pescas.
O Governante garantiu que está em curso o processo de retirada das fámilias das zonas de risco para as áreas devidamente seguras, localizadas nos Municípios da Bibala e Humpata de onde são provenientes.