A selecção de futebol da Côte d´Ivoire (anfitriã) apurou-se segunda-feira, em Yamoussoukro, para os quartos de final da 34ª edição do Campeonato Africano das Nações (CAN´2023), ao vencer a similar do Senegal, por 5-4, na marcação de penaltis da prova, que decorre neste país.
No tempo regulamentar (90´) da partida dos oitavos de final, disputada no Estádio Charles Konan Banny, o resultado era de igualdade, com golos do senegalês Habib Diallo (4´) e o ivoirense Franck Kessié (86´), este de penalti.Mesmo no prolongamento (30´), o empate (1-1) prevaleceu.
Com esta derrota das lotarias das grandes penalidades, onde a equipa senegalesa (detentora do título continental) falhou um, fica de fora da competição africana e sem possibilidades de revalidar o troféu.
No outro encontro de hoje, Cabo Verde conseguiu a qualificação, em Abidjan, para os quartos de final do CAN´2023, que decorre na Côte d´Ivoire, ao vencer a similar da Mauritânia, por 1-0.
Igualmente, nos oitavos de final, no Estádio Félix Houphouet Boigny, o tento cabo-verdiano foi de Ryan Mendes, aos 88 minutos de penalti.
Assim, Cabo Verde vai enfrentar, nos quartos de final, o vencedor do jogo de terça-feira, às 21 horas, entre Marrocos e África do Sul.