DesportoOutros Destaques

Com bis de Gelson Dala, Palancas Negras estão nos quartos-de-finais

A Seleção Nacional é a primeira a chegar aos quartos de final do Campeonato Africano das Nações (CAN), após terem derrotado a Namíbia por 3-0.

O jogo começou bem disputado, com as duas as equipas a tentarem furar as defesas adversárias, mas foram os Palancas Negras, a experienciar o primeiro dissabor: aos 14 minutos, o guarda-redes Neblú defendeu com as mãos fora da área e viu o primeiro cartão vermelho direto.

Ficaram reduzidos a 10 unidades, mas à selecção de todos os angolanos não facilitou, e acabou por ser compensado, quando, aos 38 minutos, Gelson Dala coloca os Palancas em vantagem no marcador após assistência de Fredy.

Seguiu-se um verdadeiro rodopio de acontecimentos: dois minutos depois, Haukongo viu o segundo amarelo e respetivo vermelho, deixando as duas selecções em pé de igualdade numérica, e, no seguimento da infracção, Fredy cruzou para a área e Gelson bisou, mas desta vez foi de cabeça. Resiliência e força de vontade a mudaram o rumo do encontro, com o combinado nacional a sorrirem e a escreverem entre linhas a crónica do jogo.

O segundo tempo começou com a Namíbia a dominar os primeiros minutos, a tentar correr atrás do prejuízo, mas sem sucesso. A equipa treinada por Collin Benjamin pareceu sempre a mais perigosa, mas, aos 66 minutos, Angola contrariou a tendência do segundo tempo e, numa grande jogada de contra-ataque, Gelson Dala assistiu Mabululu para o golo da noite, fixando o resultado em 3-0.

Mais uma vez, no jogo deste sábado, Gelson Dala foi eleito melhor jogar em campo, pela segunda vez nesta edição do CAN, uma distinção já ganha por uma pelo angolano Kialonda Gaspar.

Com esta vitória, Angola segue e mantém-se viva a esperança de chegar, pela primeira vez, às meias-finais da maior competição futebolística de África. Antes, terá de passar nos quartos de final a Nigéria, que venceu os Camarões por 2-0, golos apontados por Ademola Lookman, aos 36 e 90 minutos.

Palancas Negras e Super Águias Angola e Nigéria, coincidentemente, defrontam-se na sexta-feira, 2, no Estádio Felix Houphouet-Boigny, em Abidjan, no primeiro jogo dos quartos-de-final.

Artigos Relacionados