ÚLTIMA HORA

Em DestaqueMundo

Catar vai investir US$ 20 bilhões em sectores prioritários, com destaque para energia renovável e petróleo e gás

O governo moçambicano e o conglomerado Al Mansour Holding, sediado no Qatar, assinaram terça-feira, 26 de Agosto, em Maputo, um acordo de cooperação estratégica no valor de 20 mil milhões de dólares. O investimento será aplicado em várias áreas econômicas e sociais para estimular o desenvolvimento do país.

De acordo com uma nota da Presidência da República de Moçambique, os fundos serão investidos em sectores-chave e prioritários, incluindo agricultura, pecuária, pescas, petróleo e gás, energias renováveis, construção de estradas, caminhos-de-ferro e centros logísticos, bem como na construção de habitações sociais e instalações sanitárias.

“O acordo inclui ainda investimentos nos setores social e turístico, com a construção de habitações sociais, escolas, hotéis, resorts e projetos costeiros sustentáveis”, destacou o documento. O acordo foi assinado durante uma reunião entre o presidente Daniel Chapo e o xeque Mansour Al Thani, representante da Al Mansour Holding e membro da família governante do Catar.

Mansour Al Thani afirmou que os dois países estão unidos pela história, cultura e fé, compartilhando o objetivo de transformar a riqueza natural em motores de desenvolvimento que perdurarão por gerações.

De acordo com Al Thani, “o verdadeiro desenvolvimento não é medido por ganhos de curto prazo, mas por projetos que deixam um legado, criam empregos, capacitam os jovens, elevam as comunidades e garantem que a prosperidade chegue a todos os cantos da sociedade”. Ele acrescentou: “Estamos comprometidos em apoiar o desenvolvimento sustentável por meio de iniciativas que fortaleçam as comunidades, criem empregos significativos e ofereçam aos jovens oportunidades de educação e treinamento vocacional”.

Ele também pediu a unidade entre Moçambique e o Catar, enfatizando uma visão compartilhada onde a África e o Oriente Médio crescem juntos e as oportunidades não conhecem fronteiras, observando que cada cidadão tem um papel a desempenhar na construção de sociedades fortes e resilientes.

No ano passado, a Confederação das Associações Económicas (CTA) de Moçambique informou que duas empresas do Qatar manifestaram interesse em novos investimentos no país: a Qatar Polymer (fabricante e exportadora de produtos de tecido de polipropileno) e a BALADNA (maior produtora de alimentos e lacticínios do país).

Na altura, a CTA assinou um memorando de entendimento em Doha com a Qatar Polymer, visando a instalação da empresa em Moçambique, entre outros objectivos. BALADNA manifestou interesse em investir na agricultura, especificamente na produção de alfafa, com negociações em andamento para uma breve visita ao país por representantes da empresa.

O que é a Al Mansour Holding?

A Al Mansour Holding é um conglomerado com sede no Catar de propriedade de membros da família real do Catar, com atividades em vários setores econômicos. Formalmente estabelecido em 2023 por Tareq Hussein Al Mansour, tem uma visão clara de diversificação e crescimento em setores estratégicos como construção, imobiliário e manufatura, principalmente no Kuwait. A holding agrupa diversos negócios especializados, incluindo unidades focadas em decoração e investimento imobiliário, posicionando-se como uma entidade comprometida com altos padrões de qualidade, design exclusivo e sustentabilidade.

Deixe Uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos Relacionados