InícioDesportoBilionários investem no Futebol em Portugal

Bilionários investem no Futebol em Portugal

Têm vastos patrimónios, integram a lista dos mais ricos do mundo da Forbes e Bloomberg e já controlam clubes de futebol (e não só) em todo o mundo. Estão agora a chegar à liga portuguesa.

O israelita Idan Ofer é o principal dono da Quantum Pacific Group, um conglomerado industrial que controla a Quantum Pacific Shipping. Além do transporte e contentores, tem ainda interesses nas áreas da energia e automóveis: é acionista da Israel Corporation e da Kenon Holdings. Com um património avaliado em 20,3 mil milhões de dólares, ocupa o lugar 96 da lista dos mais ricos do mundo elaborada pela Bloomberg.

Em 2019, o grupo adquiriu 85% da SAD do FC Famalicão através da Quantum Pacific Management Ltd.

Descendente da família mais rica do Egito, Nassef Sawiris é um conhecido investidor da indústria do desporto. É um dos donos do clube inglês Aston Villa, da Premier League. Também detém uma participação de 5% na empresa Madison Square Garden Sports, cotada em Nova Iorque, proprietária das equipas NBA New York Knicks e NHL Rangers. Detém ainda 6% da gigante alemã de equipamento desportivo Adidas.

Tem um património avaliado em 8,8 mil milhões de dólares, lidera a OCI, um dos maiores produtores mundiais de fertilizantes e a Orascom Construction, uma empresa de engenharia e construção. Também surge no ranking da Bloomberg, no lugar 308.

Através do fundo V Sports, entrou no capital do clube vimaranense no ano passado.

Qatar Sports Investments é foi fundada em 2005 em Doha para responder às ambições do país de ganhar protagonismo mundial atrás do desporto e entretenimento. É uma subsidiária do fundo soberano qatari, sendo liderada por Nasser Al-Khelaïfi.

Desde 2011 que controla do clube francês PSG, onde somou investimentos avultados na contratação de jogadores como Messi, Neymar e Mbappé.

O fundo soberano comprou no ano passado 5% da Monumental Sports & Entertainment, que detém os Washington Wizards (NBA), as Washington Mystics (WNBA) e os Washington Capitals (NHL), num negócio de mais de quatro mil milhões de dólares.

Antes disso, em dezembro de 2022, a Qatar Sports Investments entrou na SAD do SC Braga.

Bilionário grego desagua no Rio Ave

Tem uma armada de mais de 100 navios, escreve letras de música e também é um conhecido investidor do mundo do futebol: detém o clube grego Olympiacos (que acabou de conquistar a Liga Conferência) e ainda o histórico clube inglês Nottingham Forest. Evangelos Marinakis é também um magnata dos media: através da Alter Ego Media, o maior grupo de media grego que tem no seu portefólio o canal de televisão Mega TV e os jornais históricos TO VIMA e TA NEA.

Tem uma fortuna avaliada em mais de três mil milhões, segundo a revista Forbes. Agora acabou de comprar 80% da SAD do Rio Ave, através da RAH Sports Investments.

Da NBA para Estoril

Detém participações em equipas nas principais ligas americanas: Philadelphia 76ers (NBA), New Jersey Devils (NHL), Real Salt Lake (MLS), Cleveland Guardians (MLB).

Na Europa já controla clubes de futebol de menor dimensão, de onde se destaca o Crystal Palace (Inglaterra). Mas foi através da Global Football Holdings que construiu o seu portefólio no desporto-rei: Brondby (Dinamarca), Ado Den Haag (Países Baixos), Augsburg (Alemanha), Alcorcón (Espanha) e SK Beveren (Bélgica), através da Global Football Holdings. É através desta sociedade que também passou a controlar o Estoril-Praia desde junho de 2021. Segundo a Forbes, David Blitzer tem uma fortuna avaliada em 3,1 mil milhões de dólares.

ECO

Mais recentes

Notícias Relacionadas

error: Conteúdo protegido !!