Em Destaque

 Aumento dos preços de serviços de telecomunicações é Fake News

Está a circular nas redes sociais e em grupos do WhatsApp uma imagem atribuída ao Novo Jornal, com o título:
“Preços dos serviços de televisão, telefonia e internet com aumento de 25% autorizados pelo INACOM”, sugerindo que se trata de uma decisão recente do Governo, na mesma linha do recente aumento da tarifa de táxi para 300 kwanzas por passageiro.

A equipa do Verifica.ao analisou e concluiu que a informação é falsa.

O que está a ser alegado:

  • Instituto Angolano das Comunicações (INACOM) teria autorizado um novo aumento de 25% nos preços dos serviços de televisão, telefone e internet;
  • A alegada autorização seria recente, associada ao impacto da subida do preço dos combustíveis, especialmente do gasóleo;
  • A partilha sugere um aumento generalizado e imediato dos preços para o consumidor.

O que é verdade (mas está fora de contexto):

notícia é real, mas não é actual.

Trata-se de uma publicação original de 5 de Agosto de 2024, divulgada pelo Novo Jornal. Nessa altura, o INACOM autorizou um reajuste de até 25% nos preços dos serviços de televisão por subscrição e telefonia fixa, justificado pelo impacto da inflação, variação cambial e aumento dos custos operacionais das operadoras.

A decisão constava num instrutivo publicado em Diário da República, e obrigava as operadoras a disponibilizarem um pacote básico de TV com dez canais audiovisuais, com prioridade para canais nacionais, incluindo os da RNA (Rádio Nacional de Angola).

Não existe, até à data, nenhuma nova deliberação do INACOM em 2025 que volte a autorizar um aumento semelhante. A imagem que circula resgata um conteúdo antigo, apresentando-o como se fosse actual.

Contexto recente: aumento dos combustíveis

Nas últimas semanas, houve de facto um novo aumento no preço dos combustíveis, com destaque para a subida do gasóleo, que passou a ser comercializado a preços significativamente superiores. Esta medida enquadra-se no processo de retirada gradual dos subsídios aos combustíveis, que o Governo angolano vem implementando desde 2023.

Este aumento do gasóleo está a provocar impactos em cadeia no custo do transporte, da produção e da distribuição de bens e serviços — incluindo o aumento da tarifa de táxi para 300 kwanzas por passageiro. No entanto, isso não significa automaticamente que haverá um novo aumento dos serviços de telecomunicações, como sugere a publicação enganosa.

Fonte: Verifica.ao

Deixe Uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos Relacionados