O árbitro assistente internacional angolano Jerson Emiliano foi nomeado pela Confederação Africana de Futebol (CAF), para integrar a equipa de arbitragem do jogo entre as selecções do Gabão e da Nigéria, referente aos Play-offs da zona africana de apuramento para o Campeonato do Mundo’ 2026, a disputar-se nas Américas, apurou o Jornal de Angola.
A partida, considerada de elevada exigência competitiva, está agendada para as 17h00 de 13 do corrente mês, no Estádio Prince Héritier Moulay El Hassan, em Rabat, Reino de Marrocos.
O encontro marca uma das derradeiras oportunidades para ambas as equipas garantirem presença na próxima fase de qualificação ao maior evento futebolístico do mundo.
Segundo a designação feita pelo Departamento de Arbitragem da CAF, o juiz sul-africano Tom Abongile será o árbitro principal do desafio, enquanto o também sul-africano Siwela Granville vai actuar como segundo assistente.
Jerson Emiliano completa a equipa, numa demonstração de confiança e reconhecimento internacional, pelo desempenho do juiz nos últimos anos em competições continentais.
A nomeação para o encontro surge num momento em que o Conselho Central de Árbitros luta pelo regresso dos juízes angolanos à elite africana. O organismo reitor do desporto-rei em África aposta na valorização dos árbitros do continente, através do reforço dos cursos de actualização e das avaliações técnicas, com vista a garantir arbitragens de excelência.







