Banco Keve ajusta board para cumprir directrizes do Banco Nacional de Angola que determina no mínimo três administradores independentes nos bancos sistémicos. A Forbes sabe que Walter Teixeira e Cloviss Rosa são os não executivos independentes já aprovados pelo regulador, juntando-se, assim, a Osvaldo Victorino João, antigo Secretário de Estado do Tesouro.
Walter Teixeira é engenheiro de formação, foi Administrador não Executivo da Agência de Protecção de Dados e posteriormente presidente do conselho de administração dos Correios de Angola.,
Clovis Rosa tem uma pós graduação no ISEG em Auditoria, Risco e Cibersegurança, foi sub diretor no BESA, director executivo no BPC e director coordenador no Banco Económico.
Em curso estará também a aprovação e ratificação em assembleia geral de mais dois executivos, nomes que já integram o corpo diretivo do Keve.
As mudanças surgem para ir ao encontro do disposto do BNA que determina que nas instituições de importância sistémica, o órgão de administração deve ser constituído, “no mínimo, por 3 (três) administradores independentes, os quais exercem a referida função por um mandato único, não renovável”. (AVISO N.º 01/2022 – Código do Governo Societário das Instituições Financeiras Bancárias).