Business IntelligenceEm Destaque

Antigo Secretário de Estado do Tesouro no “board” do Banco Keve

Banco Keve ajusta board para cumprir directrizes do Banco Nacional de Angola que determina no mínimo três administradores independentes nos bancos sistémicos. A Forbes sabe que Walter Teixeira e Cloviss Rosa são os não executivos independentes já aprovados pelo regulador, juntando-se, assim, a Osvaldo Victorino João, antigo Secretário de Estado do Tesouro.

Walter Teixeira é engenheiro de formação, foi Administrador não Executivo da Agência de Protecção de Dados e posteriormente presidente do conselho de administração dos Correios de Angola.,

Clovis Rosa tem uma pós graduação no ISEG em Auditoria, Risco e Cibersegurança, foi sub diretor no BESA, director executivo no BPC e director coordenador no Banco Económico.

Em curso estará também a aprovação e ratificação em assembleia geral de mais dois executivos, nomes que já integram o corpo diretivo do Keve.

As mudanças surgem para ir ao encontro do disposto do BNA que determina que nas instituições de importância sistémica, o órgão de administração deve ser constituído, “no mínimo, por 3 (três) administradores independentes, os quais exercem a referida função por um mandato único, não renovável”. (AVISO N.º 01/2022 – Código do Governo Societário das Instituições Financeiras Bancárias).

Artigos Relacionados