por:Benjamim Gerard *
Assistir ou aproveitar as novas mudanças geopolíticas?
Não deve interessar a Angola a derrota ou a vitória de um lado ou do outro do conflito actual Ocidente vs Rússia, mas sim, seus próprios interesses geopolíticos, diplomáticos e econômicos e depois os interesses de África, continente onde se localiza e possui grandes responsabilidades em várias organizações multilaterais.
Que oportunidades se abrem para Angola perante o novo cenário internacional? – deve ser a pergunta a ser feita pelos estratégas do Governo Angolano e que objectivos devem rapidamente ser traçados para tocar, pegar e abocanhar tais oportunidades? – novamente os estrategas do Governo Angolano devem trabalhar para encontrar rapidamente tal resposta, isto através de um centro de estudos estratégicos.
O conflito armado actual vivido pela Europa, que coloca o Ocidente de um lado e a Rússia e China do outro acabou claramente por mostrar o que sempre foi espectável : o quão o continente africano é e deverá definitivamente se tornar um novo campo de batalha de uma guerra fria 2.0. África começará a se tornar o mercado mais importante do mundo ainda dentro desta década, pelo que as grandes potências lutarão para manterem, conquistarem e se for necessário lutarem para manter a sua influência, agora, caberá a África, aproveitar, caberá Angola aproveitar a seu favor.
* Consultor