ÚLTIMA HORA

Em DestaqueMundo

Os EUA podem atacar o Irão

À medida que os Estados Unidos continuam um reforço militar significativo no Médio Oriente, o Irão tem tomado medidas para sinalizar a sua prontidão para a guerra, incluindo o reforço das suas instalações nucleares e a reconstrução de fábricas de produção de mísseis.

Negociadores iranianos e norte-americanos realizaram conversações indiretas em Genebra durante três horas e meia, na terça-feira, mas terminaram sem uma resolução clara. O principal diplomata iraniano, Abbas Araghchi, afirmou que ambas as partes concordaram num conjunto de “princípios orientadores”, mas o vice-presidente dos EUA, JD Vance, disse que os iranianos não reconheceram as “linhas vermelhas” estabelecidas pelo presidente dos EUA, Donald Trump.

Apesar das conversações em curso, a Casa Branca foi informada de que as forças armadas norte-americanas poderão estar prontas para um ataque já neste fim de semana, após um reforço recente de meios aéreos e navais no Médio Oriente, revelaram à CNN fontes familiarizadas com o assunto.

Perante a ameaça de guerra, o Irão passou os últimos meses a reparar instalações-chave de mísseis e bases aéreas gravemente danificadas, ao mesmo tempo que ocultava ainda mais o seu programa nuclear. Nomeou veteranos de guerra para estruturas de segurança nacional, realizou exercícios navais no Golfo Pérsico e lançou uma repressão intensa contra a dissidência interna.

Deixe Uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos Relacionados