ÚLTIMA HORA

Em DestaqueEm Foco

Angola é a sétima maior potencia militar de África

Desde a captura de Goma, no leste da República Democrática do Congo, até a guerra civil de três anos no Sudão, e por todo o Sahel assolado pelos jihadistas, a África é devastada por conflitos mortais sem um fim claro à vista. As crescentes tensões diplomáticas do Magrebe ao Chifre estão pressionando os estados a reforçarem seus exércitos – em homens e em poder de fogo.

O ranking de 2026 da Global Firepower dos exércitos mais fortes da África – compilado desde 2006 usando cerca de 60 critérios – destaca a mudança na corrida armamentista do continente. Embora os dados subjacentes no ‘PowerIndex’ não estejam disponíveis publicamente, a lista oferece um retrato claro da força militar, levando em conta o pessoal ativo; equipamentos e infraestrutura; sua distribuição; e os orçamentos de defesa que cada Estado dedica às suas forças.

Nossas tabelas abaixo fornecem um panorama de como o equilíbrio de poder militar está evoluindo. Entre os destaques da edição de 2026, o exército tunisiano apresenta o crescimento mais forte – um salto de 11 posições no mundo e quatro no continente.

Enquanto o exército egípcio permanece, sem dúvida, o mais poderoso da África, seguido pelas forças armadas da Argélia, Nigéria e África do Sul, o Marrocos conquista um lugar – conquistando Angola.

Deixe Uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos Relacionados