ÚLTIMA HORA

Business IntelligenceEm Destaque

Angola foi o principal destinatário dos empréstimos chineses em África em 2024

Angola foi o principal destinatário dos empréstimos chineses a África em 2024, ao absorver 1,22 mil milhões de euros (1,45 mil milhões de dólares), num ano em que o financiamento chinês ao continente caiu 50%.

A unidade de investigação Boston University Global Development Policy Centre divulgou, esta semana, um estudo que revela uma redução de quase 50% no financiamento chinês ao continente africano face a 2023 e confirma ainda a tendência de concentração em poucos países, com Angola no topo da lista.

Em Angola, o financiamento concedido em 2024 destinou-se a uma linha de transmissão elétrica, no valor de 641 milhões de euros, e a um projeto de infraestruturas perto de Luanda, que inclui componentes imobiliárias, rodoviárias e portuárias, avaliado em cerca 582 milhões de euros.

Paralelamente à redução do volume, destaca-se a transição do dólar americano para o yuan nos financiamentos. No Quénia, por exemplo, todos os empréstimos para infraestruturas concedidos em 2024 foram denominados na moeda chinesa, tendo a dívida pendente da linha ferroviária, construída por empreiteiros chineses, sido convertida para yuan. Uma operação que deverá reduzir os custos anuais do serviço da dívida em cerca de 181 milhões de euros (215 milhões de dólares).

De acordo com Mengdi Yue, investigadora do centro, “o que estamos a ver não é uma retirada, mas uma calibração”, sublinhando que a mudança reflete “lições aprendidas sobre sustentabilidade da dívida e gestão de risco”.

DW

Deixe Uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos Relacionados