Os líderes mundiais estão a reunir-se em Nova Iorque para participar na Semana de Alto Nível da Assembleia Geral das Nações Unidas (AGNU), que terá início na terça-feira.
A AGNU, que arrancou a 9 de setembro e se prolonga até ao dia 27, será palco de discursos de representantes e chefes de Estado dos 193 Estados-Membros e dos dois observadores, a Santa Sé e o Estado da Palestina.
No entanto, espera-se que os representantes palestinianos participem na 80ª edição da AGNU através de uma ligação de vídeo, depois do Departamento de Estado norte-americano ter recusado os vistos aos representantes da Autoridade Palestiniana, incluindo o Presidente Mahmoud Abbas, alegando incumprimento de compromissos.
A guerra na Ucrânia também estará no topo da agenda de discussões dos líderes. O Presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskyy, será o protagonista do discurso de quarta-feira, numa altura em que a invasão russa do seu país se aproxima dos quatro anos.
O Ministro dos Negócios Estrangeiros russo, Sergey Lavrov, também deverá proferir um discurso, substituindo o Presidente Vladimir Putin, que está previsto para sábado.
A assembleia deste ano deverá também incluir debates sobre novas sanções contra o Irão, os objectivos de desenvolvimento sustentável e climático, outras crises humanitárias e reformas da capacidade operacional da ONU – a iniciativa UN80 – inicialmente anunciada em março.