Business IntelligenceEm Destaque

Angola entre as economias que mais crescem no mundo

Um estudo realizado pelo Instituto Chandler de Governança, cujos resultados constam do Índice de Boa Governação Chandler (CGGI) 2025, revela que Angola está entre as economias que mais crescem a nível global, impulsionada sobretudo pelos investimentos em infraestruturas ligadas ao petróleo e ao gás.

Os investimentos no sector petrolífero, referidos no relatório, haviam sido anunciados em 2024 pela então directora de Produção da Agência Nacional de Petróleo e Gás (ANPG), Ana Rosa Miala, que, na altura, estimava que estas opções de investimento poderiam elevar a produção petrolífera do país para entre 2 e 3 milhões de barris por dia, face aos 1,1 milhões de barris/dia registados então.

Esta é a primeira vez que Angola surge no ranking da CGGI e, segundo o documento a que o Polígrafo África teve acesso, o país ocupa o 5.º lugar no indicador relativo ao superavit orçamental.

Contudo, o relatório mostra uma realidade contrastante: se, por um lado, Angola surge entre as economias em maior expansão, por outro, continua a figurar entre os países com pior desempenho em termos de boa governação, posicionando-se apenas à frente da Serra Leoa e da Venezuela.

Num universo de 120 países avaliados, Angola ocupa a 118.ª posição no ranking global, penalizada pela fragilidade das instituições, pela debilidade do quadro legal e por políticas públicas consideradas pouco consistentes.

No subíndice Liderança e Prospetiva, Angola surge na 105.ª posição; no domínio das Leis e Políticas Robustas, ocupa o 116.º lugar; e em Instituições Fortes encontra-se na 104.ª posição.

Polígrafo África

Deixe Uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos Relacionados